Resumo:
O ensino de Geografia há muito vem sendo repensado em busca de atingir seus objetivos e os da função social da escola, especialmente na chamada “sociedade do conhecimento”, e por isso anseia por uma nova escola e por um novo jeito de ensinar e aprender, assim o uso de novas e mais diversas linguagens e recursos devem ser difundidos, discutidos e experimentados. Apoiados em discussões teóricas, nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino básico e na análise de algumas músicas pretende-se discutir e analisar o uso da música como recurso didático nas aulas de Geografia; identificando em suas letras, conteúdos geográficos voltados às temática dos Problemas Sociais Urbanos e relacioná-los com a organização do espaço e da paisagem urbana brasileira. Diante disso, o presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, uma vez que, consta de análise de ideias e de práticas de ensino baseado em resultados obtidos na aplicação de questionários com professores do ensino básico da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, no município de Alagoa Nova – PB, bem como de análise da letra de algumas músicas em torno da temática de problemas sociais urbanos. Assim, percebeu-se que toda proposta que favoreça as práticas pedagógicas no sentido de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo devem ser expostas. A música se estabelece como recurso dinâmico e repleto de significados que encurtam distancias entre ciência e cotidiano, uma vez que valoriza e aproveita-se do universo dos alunos.
Descrição:
Santos, M. P. dos. Geografia e música: uma possibilidade de leitura do cotidiano na escola. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.