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Este trabalho tem o intuito de compreender as experiências vivenciadas por estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Curso de Ciências Contábeis - Campus VI, que participaram dos projetos de extensão de educação financeira, Itinerário Financeiro e Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa reconheceu as percepções e aprendizados construídos ao longo dos projetos. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete estudantes, selecionados por
conveniência, em encontros mediados por videoconferência. As falas foram analisadas com base no método de análise de conteúdo, permitindo revelar sentidos e significados atribuídos pelos participantes às suas experiências. Os resultados mostraram que, além da construção de conhecimentos técnicos sobre finanças, os projetos proporcionaram desenvolvimento pessoal, fortalecendo habilidades como empatia, liderança, comunicação e senso de responsabilidade social. Os estudantes relataram crescimento acadêmico e humano, reconhecendo o impacto das atividades em suas vidas, mas também nas comunidades com as quais se envolveram. Por outro lado, também foram mencionados desafios, como a falta de estrutura e os aspectos que
ainda limitam o alcance das ações extensionistas. Essas vivências reforçam que extensão tem a capacidade de transformação, onde teoria e prática se encontram para promover uma formação mais crítica, engajada e conectada com as realidades sociais. Conclui-se que iniciativas como essas ampliam o papel da universidade, contribuindo para a formação discente e para o fomento de práticas mais humanas e inclusivas. |
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