Resumo:
Este trabalho busca entender a vivência do estágio profissional eletivo na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sob a perspectiva teórica da Arquivologia. Para tanto, percorremos o caminho em quatro direções: (a) discutir a legislação referente ao profissional de arquivo; (b) debater conceitualmente o estágio e o arquivista à luz de sua constituição teórica; (c) avaliar o exercício das atividades de estágio nos graduandos, e; (d) mapear as suas atividades por intermédio dos Planos de Estágio. O percurso metodológico destaca a aplicação de questionário focado nas atividades profissionais e na visibilidade institucional, em comparativo com as ações coletadas nos Planos de Estágio. Os resultados incitam mais questionamentos e possibilidades de explorações futuras do que assertivas quanto ao diagnóstico presente. Isso pelo descompasso existente entre as opiniões dos graduandos e as avaliações dos Planos de Estágio. Sendo assim, temos duas análises possíveis: (I) ou os pesquisados supervalorizam as suas atividades em campos de estágio; (II) ou os Planos de Estágio subvalorizam as suas ações. Podemos afinal nos questionar se os graduandos têm a real consciência das diferentes naturezas entre as atividades técnicas e as de coordenação e planejamento.
Descrição:
FEITOSA, Michelle Chaves de Araújo. Estágio em Arquivologia: peça fundamental à formação do mosaico profissional. 2014. 109f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.