Resumo:
As informações são primordiais para as empresas fazendo-se necessário o desenvolvimento de
um sistema eficiente capaz de organizar e de administrar os seus arquivos. A tecnologia do
Gerenciamento Eletrônico de Documentos surge como atrativa e viável e vem se destacando
como uma ferramenta estratégica para garantir agilidade na recuperação de documentos e,
consequentemente, facilitar o acesso ao conhecimento explícito das organizações. Partindo
dos instrumentos arquivísticos, esta monografia se propõe a investigar o processo de
implantação do GED nas empresas, mais especificamente o processo de implantação na
cooperativa de crédito Unicred Central Norte e Nordeste, bem como avaliar os primeiros
resultados pós implantação deste recurso tecnológico. Como instrumento de coleta de dados,
foram empregadas a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados
apontam para a complexidade do processo de implantação, que envolve uma equipe
multidisciplinar e planejamento em médio prazo. As avalições dos primeiros resultados são
mais positivas do que negativas, apontando para otimização do tempo e agilidade da
comunicação, dentre outras vantagens.
Descrição:
ANDRADE, Ricardo Roberto de. Implantação e Avaliação do Gerenciamento Eletrônico de
Documentos - GED: um estudo de caso na Unicred Central Norte e
Nordeste. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013.