Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o papel do Marketing para a sua aplicação no Arquivo Histórico da Paraíba de tal forma que possa gerar satisfação aos usuários, a partir da necessidade da aplicação das suas ferramentas, buscando a consequência de influenciar em uma maior divulgação e melhoria nos serviços oferecidos pelo local. A incessante incorporação de novas tecnologias e suportes em unidades de informação a serviço do usuário pode estar ligada diretamente a necessidade de uma inovação no modo de pensar e na concepção de gestão destas. No desenvolvimento do trabalho identificaram-se teorias e métodos que foram adotados para comparações com o objeto de estudo, tendo como base as publicações de autores e pensadores do Marketing, Arquivologia e Ciência da Informação de um modo geral, como forma de fundamentação. O contexto desse estudo buscou uma comparação entre a atual situação encontrada no local sob a ótica do usuário, do próprio funcionário e observação in loco para construção de uma proposta de melhoria do layout do edifício, além do modo de atendimento e divulgação dos serviços oferecidos. A metodologia aplicada foi realizada através de pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, o universo compreendeu todos os funcionários do Arquivo Histórico e seus frequentadores. Considerando uma média aproximada de 70 clientes ao mês, foi possível selecionar uma amostra significativa para o público dos usuários, enquanto os funcionários do setor foram entrevistados. O instrumento de coleta de dados foi o questionário levantado pelo próprio pesquisador através de perguntas medidas em uma escala nominal. Como resultado do estudo aplicado mediante a coleta dos dados, constatou-se a importância da implementação de ferramentas e estratégias de Marketing para gerar satisfação e difundir entre a população, esse importante centro de informação na cidade de João Pessoa. As conclusões permitiram delinear estratégias de Marketing com a finalidade de atingir maior nível de satisfação dos clientes e um mais rentável e eficaz aproveitamento dos recursos de informação por parte do usuário.
Descrição:
SOUSA, Kleber Johnny Gomes de. O papel do marketing no Arquivo Histórico da Paraíba. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.