Resumo:
A Tecnologia da Informação vem trazendo grandes mudanças, sobretudo na maneira como as
pessoas interagem e aprendem. Contudo, ainda é um grande desafio produzir softwares que
atendam as necessidades pedagógicas do processo educacional. A principal dificuldade está
em desenvolver Softwares Educativos (SE) que contemplem todas as necessidades de
aprendizagem. Este trabalho destaca a importância de adotar práticas da Engenharia de
Software em projetos de desenvolvimento de SE, analisando os métodos ágeis como possíveis
soluções para os problemas relacionados a estes aplicativos. Existem no mercado vários
métodos disponíveis que utilizam a abordagem ágil e que apresentam uma série de atividades
semelhantes no seu processo de desenvolvimento. Um destes métodos é o Processo de
Desenvolvimento de Software EasYProcess (YP) que foi criado com o intuito de atender o
desenvolvimento de projetos acadêmicos. Por isso é simples e de fácil entendimento pelos
integrantes da equipe, porém é completo e robusto a ponto de gerar produtos de qualidade,
sendo ainda passível de adaptação ao ambiente de aplicação. Tendo em vista os aspectos
observados, este trabalho analisa o YP, como uma alternativa para o desenvolvimento de
softwares educativos. No entanto, a construção de um SE aborda questões específicas que
diferem dos sistemas tradicionais e, portanto, foi necessário elencar alguns critérios para
adaptar este processo ao desenvolvimento de software educativo surgindo assim o YPEduc. A
metodologia da pesquisa envolveu um estudo de caso onde o YPEduc foi posto em prática
num miniprojeto de desenvolvimento de SE, além de um estudo exploratório para mensurar
sob um ponto de vista pedagógico a sua contribuição. Como conclusão, têm-se a importância
da implantação do YPEduc por alunos da UEPB na disciplina de Engenharia de Software
quando são realizados projetos de desenvolvimento de SE, para que possam ser mensuradas
as verdadeiras contribuições desta metodologia.
Descrição:
MEDEIROS, A. F. Elicitação de critérios essenciais para a adaptação de uma metodologia ágil para o desenvolvimento de software educativo. 2012. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.