Resumo:
O desenvolvimento de interfaces usáveis está cada vez mais no foco das
discussões de pesquisadores da área de Engenharia de Software, mais particularmente dos
projetistas de interface. Nesse sentido, este trabalho procura levantar uma discussão sobre a
usabilidade de interfaces, aplicada à plataforma de ensino utilizada por professores e alunos
do Sistema SESI de Educação. O objetivo é avaliar a usabilidade da plataforma SESIeduca, a
partir da opinião de professores que são usuários e do desempenho destes na realização de
atividades utilizando o sistema. Este trabalho foi fundamentado em pesquisa bibliográfica e
posterior realização de um estudo de caso, cuja coleta de dados se deu através de um
questionário de perfil de usuário e de um teste de usabilidade. Os resultados mostram que os
usuários ainda apresentam dificuldades na utilização de algumas funcionalidades do software
e dizem que este não é muito fácil de ser utilizado. Sugere-se, pois, neste trabalho a realização
de oficinas periódicas com os professores usuários do software no intento de orientá-los
acerca da realização de atividades com o auxílio do software.
Descrição:
BATISTA, A. M. Usabilidade de interface de software: um estudo de caso baseado na plataforma SESIeduca. 2011. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.