Resumo:
Este trabalho analisa os efeitos de recursos midiáticos na Educação Infantil.
Discute aspectos históricos relativos às políticas para esse nível educacional, discorre
sobre o papel da escola e da família, bem como sobre a educação para as mídias. Para
isso, adotamos a Pesquisa Bibliográfica e os conceitos de Mediação, Leitura Crítica e
Educação para a Mídia, tal como os compreendem Pereira (1999), Moran (1992),
Belloni (1991), respectivamente. A análise das fontes (documentos oficiais, livros e
revistas) revela que a Educação Infantil em nosso país, embora tenha mais de um século
de história, como cuidado e educação extradomiciliar, somente nos últimos anos foi
reconhecida como direito da criança, das famílias, dever do Estado e como primeira
etapa da Educação Básica. Este novo olhar tem contribuído para a inserção dos
educandos na área social e de inclusão. No que diz respeito à aplicação de novas
tecnologias, notadamente as digitais, convém que se torne viável o uso midiático para
atingir aos objetivos propostos na Educação Infantil. Para isso, é necessário que as
famílias, escola e sociedade tenham consciência de que uma educação resulta da ação
conjunta dos sujeitos interessados na aprendizagem.
Descrição:
FERREIRA, A. S. Tecnologia na educação infantil: os efeitos midiáticos. 2011. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.