Resumo:
O presente estudo monográfico propôs-se a analisar e refletir, a partir da pesquisa
bibliográfica, as tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das
pessoas com necessidades especiais na escola regular. Mediante a prática de
ensino, sabe-se que a mesma, deve basear-se no princípio de que é função da
educação desenvolver a capacidade do indivíduo de forma autônoma, resultando no
surgimento de um ser ativo perante o meio. No ensino inclusivo, a prática de ensino
deve proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício
da cidadania, enfatizando a formação geral do discente, estimulando a capacidade
de criar e superar desafios, valorizando a comunicação e a expressão oral e escrita
como produção social, gerando o conhecimento cognitivo, crítico e social do
indivíduo em sociedade. Desta forma, a dimensão da educação inclusiva como
forma de mediação entre o sujeito e a sociedade, propiciará um processo de
formação do ser atuante, o qual pode ser ampliado se o processo educativo for
capaz de proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades. As
tecnologias assistivas podem favorecer a formação de cidadãos capazes de
transformar os padrões sociais existentes através de uma postura adequada para
atuação pessoal, social e profissional. O estudo em questão, contou com um
referencial teórico a partir das contribuições de autores, como: Capovilla (1997),
Ferreira (1998), Levy (1999), Moriña (2004), Perrenoud (2001), Vygotsky (1997),
entre outros.
Descrição:
SILVA, D. S. As tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular, Patos, PB. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.