Resumo:
A inclusão digital dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) torna-se algo
inevitável, à medida que a tecnologia se consolida no cotidiano das pessoas. Nesse sentido, a
Realidade Aumentada (RA) surge como uma alternativa viável para auxiliar na interação
entre o aluno com NEE’s e o computador, podendo até substituir os equipamentos de
hardware que são adaptados para tal finalidade. Entretanto, para que o potencial apresentado
pela RA possa, de fato, ser explorado pela Educação Especial, é necessário que a sua
aplicação ocorra através de professores qualificados para atuar nessa modalidade de ensino.
Diante disso, esse trabalho objetiva apresentar propostas de cursos de formação de Realidade
Aumentada para professores que atuam na Educação Especial, respeitando os diversos
cenários que compõem essa modalidade de ensino na cidade de Patos-PB. Para tanto, foi
criado um cenário modelo composto pelos cinco elementos que compõem a Educação
Especial: ambiente físico, aporte tecnológico, aporte profissional, tipos de necessidades
especiais dos alunos e processos de ensino. A partir do cenário modelo e através da aplicação
de um questionário nas instituições que promovem a educação de alunos com NEEs,
diagnosticaram-se as características de cada cenário em particular, gerando assim um curso de
RA condizente com cada realidade apresentada. Dessa forma, será possível preparar os
professores para utilizar a tecnologia de acordo com os recursos que eles dispõem no
ambiente de ensino.
Descrição:
WANDERLEY, A. J. Proposição de um modelo de curso de formação de Realidade Aumentada para professores da Educação Especial do município de Patos. 2012. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.