Resumo:
A informática, cada vez mais, está sendo utilizada no contexto escolar como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, tornando o trabalho do professor mais dinâmico, criativo e inovador. Esta realidade despertou o interesse em realizar o presente trabalho, bem como a definição dos seguintes objetivos: analisar a importância da informática na sala de aula; conhecer o perfil dos docentes da Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima, na cidade de São José do Egito (PE); refletir sobre os pontos de vista desses sujeitos quanto à utilização do computador; saber o que eles pensam acerca do Programa Professor Conectado. Para isso, foi realizada uma pesquisa com fins quantitativos e qualitativos, sendo aplicado o questionário como instrumento para a coleta de dados, contendo questões objetivas e subjetivas. A pesquisa revelou que os docentes reconhecem a necessidade de estarem aptos a conviver com as mudanças existentes no campo educacional, mas até o momento não tiveram uma preparação adequada para este fim. Ao falarem sobre o Programa Professor Conectado, reconhecem que há limitações, mas afirmam que o acesso a um computador provocou a ampliação do estímulo ao conhecimento e à prática de ensino.
Descrição:
FERREIRA JÚNIOR, J. A utilização do computador na educação: estudo da aplicação da informática pelos professores da Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.