Resumo:
Considerando as altas taxas de evasão dos cursos ligados à tecnologia e a crescente demanda por profissionais qualificados nessa área,decidiu-se introduzir noções de algoritmos e programação a alunos do Ensino Médio, através de um projeto de extensão universitária como forma de incentivar desde cedo o ingresso de jovens nessa área. Assim, esse artigo propõe relatar as experiências obtidas durante a aplicação de um mini-curso de introdução a algoritmos e linguagem de programação para alunos do Ensino Médio provenientes de escolas públicas do município de Patos – PB. O curso contou com uma carga horária de 40 horas aula, dividido em duas unidades e os alunos participantes foram submetidos a um processo de avaliação continuada da aprendizagem.A linguagem de programação Python foi utilizada no curso para introduzir os conceitos básicos da programação estruturada de maneira simples. Ao final, o mini-curso foi considerado satisfatório atendendo a uma demanda de 78 alunos do Ensino Médio e obtendo uma taxa de evasão de 46%, índice inferior a cursos similares.
Descrição:
RODRIGUES, R. S. Ensino de algoritmos e linguagem de programação no nível médio: um relato de experiência. 2013. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.