dc.description.abstract |
Com o intuito de afiançar uma inclusão consciente do computador no ambiente escolar, como instrumento didático-pedagógico, faz-se necessário analisar criteriosamente os softwares educativos que, sendo bem regidos, compõem ferramentas expressivas para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo avaliar o software educacional Missão Bioma tendo como referência a usabilidade. O artigo apresenta caráter exploratório, ou seja, dirigiu-se a pesquisa para um estudo de caso. Na pesquisa, após a descrição do programa citado, segue o julgamento da interação entre o usuário e a máquina, e ainda, uma reflexão sobre a viabilidade de uso no processo de construção do conhecimento. Os resultados apontam que em certos aspectos, como por exemplo, a interface gráfica, o software é agradável e atraente, todavia em outros quesitos como controle e operação, o avaliador pode se sentir insatisfeito. Concluindo, que as falhas encontradas na usabilidade do software, influenciam diretamente no Missão Bioma, o processo de ensino e aprendizagem, e portanto, é compreensível que este sistema tenha erros que podem prejudicar a sua inserção no espaço escolar. |
pt_BR |