dc.contributor.author |
Araújo, Jaimar Cordeiro de |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-07T15:48:44Z |
|
dc.date.available |
2014-07-07T15:48:44Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4147 |
|
dc.description |
ARAÚJO, Jaimar Cordeiro de. A presença do índio no ensino de geografia ensino médio - desafios e possibilidades. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No âmbito das reflexões sobre os estudos do índio no contexto educacional, este artigo visa investigar o conteúdo da disciplina de Geografia numa perspectiva indígena no ensino Médio, buscando propor um modelo de ensino para as turmas do 3º Ano. A base teórica e a análise ancoram-se nas concepções do Projeto Editorial Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (2008), organizado por Manuela Carneiro da Cunha. O corpus da pesquisa constitui-se de cinco livros didáticos da respectiva disciplina destinados ao ensino Médio.Buscamos verificar no livro didático a visão sobre a vida dos índios, bem como características e influências do indígena na vida do nosso alunado, pois de certa forma, os livros apresentam a temática do índio quase sempre de forma fragmentada. Por meio de roteiro de pesquisa, questionou-se junto a alunos de uma escola pública – Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Cícero dos Anjos – sobre os conhecimentos e interesses sobre os índios brasileiros. Com esses dados, percebeu-se que uma nova possibilidade de ensino baseado no estudo dos índios brasileiros pode apontar caminhos uma mudança significativa no ensino e, podendo inclusive, promover o gosto pelo ensino aos educandos em formação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador:Celênia de Souto Macedo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Índio |
pt_BR |
dc.title |
A presença do índio no ensino de geografia ensino médio - desafios e possibilidades |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |