Resumo:
Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de verificar como está o nível de desenvolvimento do raciocínio algébrico de alunos do 9° ano do ensino fundamental e de alunos do 1° semestre do curso de Lic. Plena em Matemática. Tendo como partida uma investigação através das literaturas, procurando analisar como se originou o estudo da álgebra; quais foram às contribuições dos povos da antiguidade, para que houvesse a evolução da álgebra, como foram os estágios da notação algébrica, para que a álgebra tivesse um grande avanço, podendo assim ser estudada nas escolas. A pesquisa descreve também, como estão relacionados os processos de ensino e aprendizagem, que possam desenvolver o raciocínio algébrico. Entre outros fatores que possam auxiliar na compreensão do ensino da álgebra, está à integração que pode ser feita entre os campos da aritmética, da geometria e da álgebra. Que durante as análises feitas dos questionários, foram observados as dificuldades que os alunos trazem dos conteúdos vistos na aritmética e geometria, refletindo na aprendizagem da álgebra.
Descrição:
SILVA, R. R. C. da.
Desenvolvimento do raciocínio algébrico. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.