Resumo:
Este trabalho apresenta um relato da vivência de estudantes do Programa institucional de Bolsas
de Iniciação a Docência, do curso de Física da UEPB, em algumas intervenções realizadas na
Escola Estadual Professor Raúl Córdola, em Campina Grande-PB, com turmas do segundo ano
do EM. Foi trabalhado um tópico de ótica geométrica, a partir da abordagem problematizadora,
sob inspiração das ideias defendidas por Delizoicov e Angotti (1994). As atividades foram
realizadas durante dois encontros. No primeiro, foi realizada uma oficina, na qual os alunos
puderam montar uma câmera escura, manuseá-la e fazer observações. Neste momento,
paralelamente à construção da câmera, realizou-se uma problematização, na qual os alunos
necessitavam se posicionar acerca das observações realizadas e eram provocados a apresentar
respostas para as questões que surgiam. O intuito deste encontro foi problematizar a questão da
formação da imagem em uma câmera escura. No segundo encontro foi organizado o
conhecimento, partindo das observações e discussões do primeiro momento pedagógico. Dessa
vez, os alunos discutiram alguns aspectos da imagem projetada no anteparo considerando a
propagação retilínea da luz através dos orifícios. Também foram feitas analogias da câmera
escura com outros instrumentos ópticos. Algumas considerações acerca da experiência
vivenciada são apresentadas no final deste trabalho.
Descrição:
COSTA, O. V. V. da. Abordagem problematizadora para o ensino de ótica: um relato de experiência no PIBID. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.