dc.description.abstract |
Atualmente são muitas as críticas voltadas à qualidade do ensino no Brasil. Há uma inquietação constante por parte da sociedade e das instituições públicas em melhorar consideravelmente o ensino/aprendizagem nas escolas públicas. A geografia, como componente curricular é a disciplina responsável por acompanhar a sociedade em seus conflitos, mudanças, avanços e retrocessos, apresenta-se como uma disciplina fundamental na formação do cidadão. Esse trabalho monográfico tem como objetivo geral, enfatizar a importância do ensino de geografia, analisar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de geografia do ensino fundamental, bem como, refletir sobre os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos no âmbito escolar. Os objetivos específicos para alcançar o foco do trabalho são: avaliar a importância do ensino da geografia na educação básica; estudar a estrutura escolar e suas ramificações; analisar as práticas pedagógicas no ensino da geografia no município de Cuitegi/PB; identificar as dificuldades encontradas em termos de ensino/aprendizagem; e por fim, sugerir práticas educativas; e recursos que apresentem maior eficiência tornando as aulas dinâmicas e proveitosas possibilitando um aproveitamento no ensino/aprendizagem nas aulas de geografia. Os principais autores que embasaram as discussões aqui propostas foram: Azevedo (2004), que traz uma trajetória da educação pública no Brasil. Kimura (2008), por sua vez, faz um panorama do ensino de geografia na educação básica. Pontuschka (2007), a autora em suas discussões menciona a importância das metodologias adotadas ao ensino de geografia. Com realização desse trabalho de conclusão de curso foi possível o entendimento sobre a importância do ensino de geografia na formação de indivíduos críticos, e observar as diversas práticas pedagógicas adotadas em sala, onde essas metodologias se estruturam na construção do conhecimento dos alunos, demonstrando a fragilidade e as dificuldades desse ensino. |
pt_BR |