dc.description.abstract |
O Lixo é um dos grandes problemas que ameaçam a vida na Terra, porque jogado a céu aberto, pode poluir o solo, o ar, a água, causar mau cheiro, causar enchentes, atrair animais que podem transmitir doenças, comprometendo a saúde pública. A questão do lixo é um problema de ordem mundial que está relacionado ao poder de compra, pois, quanto maior o desenvolvimento, maior será a produção de lixo. O poder de compra e de consumo está entrelaçado à questão do lixo, pois, quanto mais desenvolvido é o local ou a cidade, maior será a tendência de gerar lixo. Sabemos que a sociedade, de forma direta ou indireta, contribui para o mal do século XXI: a questão do lixo. Segundo Koff (2003) O homem é ao mesmo tempo criatura e criador do meio ambiente, que lhe dá sustento físico e lhe oferece a oportunidade de desenvolver-se intelectual, moral, social e espiritual. Natural ou criado pelo homem, o meio ambiente é essencial para o bem estar e para gozo dos direitos fundamentais, até mesmo o direito a própria vida. No decorrer do trabalho serão apontados alguns métodos alternativos de tratamento do lixo, como a coleta seletiva, a compostagem e a reciclagem ou, dependendo do caso, a incineração e sugestões para a conscientização da sociedade, dos problemas ambientais e sociais que o lixo pode trazer para o bem-estar social, bem como uma educação ambiental e medidas sustentáveis para minimizar o problema dos resíduos sólidos. Esse trabalho tem como objetivo analisar a produção e a classificação dos resíduos sólidos, quanto à percepção e atitudes da população residente em relação à problemática vivida por esses moradores. Identificar os resíduos sólidos gerados e descartados no município de Belém/PB, bem como: caracterizar o município de Belém/PB em seus aspectos geoambientais, econômicos e sociais; levantar dados da população urbana; conhecer as formas de deposição de lixo no município; e sugerir medidas sustentáveis que possam contribuir para minimizar a quantidade de resíduos produzidos pela população belenense. |
pt_BR |