Resumo:
Um dos grandes desafios do aluno estagiário em licenciatura é lidar com a teoria e prática, pois é o momento onde o aluno conhece a experiência e as vivências socializadas dentro e fora da sala de aula e as utiliza no que será seu futuro ambiente de trabalho. Neste momento, vários desafios são encontrados, ainda mais quando se trata do ambiente escolar. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os desafios enfrentados pelos alunos estagiários do curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias do campus IV – UEPB. A pesquisa foi realizada no mês de Fevereiro de 2014, no qual foi aplicado um formulário contendo perguntas abertas aos acadêmicos concluintes do referido curso, devidamente matriculados na disciplina Estágio Supervisionado. Todos os alunos entrevistados, cem por cento (100%), relataram que tiverem dificuldades ao realizar o Estágio Supervisionado, como a falta de experiência dos discentes no ambiente da sala de aula; a difícil relação com os alunos que por muitas vezes se mostravam inquietos; adaptação em sala de aula; falta de recursos; falta de tempo para realizar o estágio; encontrar sala de aula com horário disponível, estes alguns dos desafios a serem superados pelos alunos estagiários. Conclui-se que o Estágio Supervisionado é de grande aprendizagem para a formação profissional do docente, pois os alunos estagiários adquiriram experiência a cerca do futuro ambiente de trabalho e aprendem a ter o controle da turma.
Descrição:
SOUSA, J. R. D. de. Estágio Supervisionado: desafios enfrentados pelos alunos estagiários do curso licenciatura plena em ciências agrárias do campus IV - UEPB. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.