dc.description.abstract |
Este trabalho monográfico apresenta uma reflexão acerca do ensino de geografia e da prática avaliativa eficaz, entendendo a relação instaurada entre a prática em Geografia e a avaliação, como forma de contribuir positivamente para a construção do saber geográfico. Tem como objetivo geral analisar como se dá o processo avaliativo em duas escolas da rede pública do município de Mari-PB. Para isso, são apresentadas discussões embasadas em autores como Callai (2001), Freire (1996), Castelar (2010), Castrogiovanni (2000), Piletti (2010), Cordeiro (2010), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória de natureza qualitativa e se desenvolveu a partir de reflexões, pesquisas de campo e entrevistas e questionários aplicados com três professores que lecionam na rede pública no município de Mari- PB. Mediante as análises desenvolvidas, concluiu-se que a avaliação é um aparato primordial e, portanto, necessário à prática docente para a construção eficaz dos saberes geográficos e, especialmente, para a melhoria da educação como um todo e, nesse sentido, muito ainda se tem a percorrer dentro de um contexto educacional tão específico. |
pt_BR |