dc.contributor.author |
Costa, Ellyjeanne Barbosa Gomes da |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-20T15:52:12Z |
|
dc.date.available |
2014-08-20T15:52:12Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-20 |
|
dc.identifier.other |
372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4729 |
|
dc.description |
COSTA, E. B. G. da. Prática de ensino em geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, Gurinhém-PB. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estágio supervisionado é uma ferramenta fundamental na formação do profissional de licenciatura, visto que, nos permite uma relação direta com prática de ensino e possibilita vivenciar na prática a teoria adquirida na Universidade. O presente trabalho relata as experiências desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) João Ribeiro, no período de 2013 a 2014. Essa experiência advém do plano de Estágio supervisionado II do curso de Licenciatura Plena em Geografia, na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Nesse sentido o objetivo desse trabalho é analisar a estrutura física do ambiente escolar e as relações acerca das concepções dos alunos a respeito do papel social da geografia e suas categorias de análises. Foi feito levantamento bibliográfico com base em teorias de autores que enfocam a importância do estágio supervisionado na formação docente, caracterização do espaço escolar e a prática de ensino em Geografia. Sendo assim, a realização deste trabalho justifica-se necessário por diagnosticar as ações cotidianas do ambiente escolar. Buscou-se analisar o espaço escolar através de levantamento de dados e entrevistas com o diretor e funcionários da Escola, foram aplicados questionários com o professor supervisor, para traçar o perfil da turma em analise buscado saber os métodos de ensino e materiais didáticos utilizados em suas aulas, como também com alunos do 3º ano D. Os resultados obtidos foram sistematizados e expressos através de tabelas e gráficos, e constatou-se que a metodologia do professor é bem atual, pois ele usa práticas pedagógicas que estimulam o aluno a ter uma visão critica dos assuntos expostos em sala de aula, dessa forma contribuiu de forma impar na minha experiência no estágio. Como não poderia ser diferente, todo processo de formação profissional, necessita de um embasamento teórico agregado a um empírico, como forma de construção do saber. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Jakson Amâncio Alves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Conceitos geográficos |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
Prática de ensino em geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, Gurinhém-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |