UEPB - Repositório Digital

Projeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo de Sousa Pinheiro, no povoado de Cachoeirinha município de Tacima - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leal, Maria Daluz Ferreira
dc.date.accessioned 2014-08-20T15:52:25Z
dc.date.available 2014-08-20T15:52:25Z
dc.date.issued 2014-08-20
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4731
dc.description LEAL, M. da. L. F. Projeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo de Sousa Pinheiro, no povoado de Cachoeirinha município de Tacima - PB. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A escola enquanto instituição social tem como função a socialização do saber historicamente acumulado, por conseguinte, este saber deve conduzir o aluno a uma consciência crítica da realidade, a qual possibilite a transformação da sociedade habilitada espaço de vivências com possibilidades diversas, como relações políticas, sociais, culturais e cientificas, onde a ética e a justiça possam nortear as ações, oportunizando aos alunos o acesso ao conhecimento sistematizado de forma reelaborada e crítica, ajudando na identificação e superação de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo analisar os problemas existentes na elaboração e execução do projeto político pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo de Sousa Pinheiro, no povoado de Cachoeirinha município de Tacima PB. Através de questionários informais com alguns funcionários e estudo detalhado do Projeto Político Pedagógico da referida escola compreendi que, o Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola, tem o propósito de contribuir para uma educação de qualidade ao alcance de todos, assim constatou-se neste artigo as transformações e autonomia pela qual vem passando a escola supracitada, as causas e consequências do Projeto político pedagógico, a falta de compromisso em cumprir as normas existentes no Projeto. Esta pesquisa pode colaborar para o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola estudada no sentido de proporcionar, melhorias na educação do município de Tacima, PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Gloria da Silva Marinho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Projeto político pedagógico pt_BR
dc.title Projeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo de Sousa Pinheiro, no povoado de Cachoeirinha município de Tacima - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta