Resumo:
Para se alcançar uma educação de qualidade, capaz de transformar investimentos em resultados concretos e satisfatórios, objetivando a emancipação do ser humano através do pensamento crítico e libertário, se faz necessário uma análise minuciosa em torno das metodologias aplicadas atualmente. Este discurso requer uma atenção maior quando nos voltamos para a educação básica, em especial, no ensino médio. O ensino de Geografia, deve desempenhar um papel libertário na vida do alunado. No Brasil, as limitações dentro desta disciplina ocorrem principalmente devido a visão deturpada do alunado em enxergáa-la unicamente como um componente curricular necessário para aprovação ao término do ano letivo, e o professor não conseguir desenvolver o papel de mediador nesta discussão. No município de Belém, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Engª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, escolhida como objeto de estudo do presente trabalho, foi realizado um estudo com base em observações nas aulas de Geografia no ensino médio nos três turnos e nas três séries distintas (1º, 2º e 3º ano), com questionários aplicados aos professores de Geografia e a 10% do total de alunos matriculados no ensino médio na referida escola, além do embasamento teórico de autores voltados para a temática em questão, onde podemos citar alguns tais como: KIMURA (2008), PONTUSCHKA (2009), PAGANELLI (2009), CACETE (2009), CASTROGIOVANI (2010), CALAI (2010), KAERCHER (2010), entre outros. Tendo início com uma avaliação sobre a estrutura física e administrativa da escola, partindo para as observações nas aulas e, em seguida a aplicação dos questionários, o estudo visou um melhor entendimento a respeito da metodologia aplicada nas aulas de Geografia, bem como a visão dos professores e alunos a respeito da mesma e seu nível de importância, com a finalidade de detectar as falhas existentes para que se possa pensar em novas possibilidades para o melhoramento e a qualidade do ensino desta disciplina buscando vincular seu conteúdo programático a realidade do aluno como objeto, tendo o professor como mediador.
Descrição:
BEZERRA, J. L. da. S. O ensino de geografia no ensino médio: um estudo de caso na E. E. E. F. M. Engª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho - Belém/PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.