dc.description.abstract |
O estágio supervisionado é um requisito obrigatório nos cursos de licenciatura. O curso de licenciatura plena em geografia também está inserido nesse contexto. O estágio pode então, ser considerado como uma etapa muito importante para a formação do graduando, onde ele terá a oportunidade de desenvolver suas capacidades de docentes, e compreender a importância do estágio para formaçãode professores, reconhecendo a necessidade da relação entre a teoria e a prática escolarpara a realizaçãodas atividades desempenhadas no ambiente de ensino. O presente trabalho abordaquestões referentes aos resultados adquiridos através das experiências praticadas e vivenciadas no período de estágio supervisionado II. O mesmo teve seu acontecimentonas turmas do 2° e 3° anos do ensino médio, no horário da tarde na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, localizada na cidade de Guarabira-PB. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo enfatizar o cotidiano escolar e as experiências que este traz consigo, além de destacar a importância do estágio supervisionado para a formação docente. Para a elaboração deste trabalho, fora utilizados teóricos que abordam sobre a importância do estágio supervisionado e as práticas de ensino de geografia como: Cavalcanti, (2002); Kimura, (2008); Passini, (2010) entre outros. Como resultados, cientes das dificuldades, apresentamos que ainda perdura a mesma prática pedagógica tradicional onde o professor tem como metodologia a aula expositiva, e alunos desmotivados do tradicionalismo existente no ambiente escolar.Portanto, enfatizamos a importância desta experiência, no que se refere a formação dos futuros professores,pois nele podemos chegar o mais próximo possível do contexto que vamos nos inserir futuramente, e a partir daí começar a traçar nossos projetos metodológicos de acordo com as necessidades atuais da educação. |
pt_BR |