Resumo:
O professor é o principal agente da educação escolar na formação dos educando,
pois como mediador pode facilitar ou desestimular a aprendizagem. A implantação
do curso de Estudos Sociais em substituição às licenciaturas de geografia e história,
formava professores com deficiências teóricas e práticas, que confundiam o objeto e
o método de estudos das duas disciplinas, desvalorizando o saber geográfico.
Ensinar a disciplina de geografia envolve trabalhar simultaneamente as opções
teórico-metodológicas, é necessário traçar o mapa da crise da formação docente
desenvolvendo uma perspectiva teórica e prática para a formação inicial dos
professores de Geografia e sua organização para a solução da mesma. A melhoria
da educação e do ensino da geografia deve ter como objetivo propiciar ao aluno da
educação básica, a alfabetização geográfica e análise, reflexão e crítica do espaço
geográfico. Os educando devem compreender os conceitos geográficos valorizandoos,
assim como o profissional da educação e para isso a formação inicial reflexiva do
professor é de fundamental importância. O trabalho docente constitui o exercício
profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso com a sociedade, sua
responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e
participantes na família, no trabalho, na vida social, cultural e política.
Descrição:
CALIXTO, M. Ensino de geografia: uma perspectiva sobre a formação do professor. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.