Resumo:
Este trabalho se configura em uma pesquisa bibliográfica, bem como em um estudo de campo dada à natureza dos dados coletados e analisados no período de observações e intervenções didático-pedagógicas durante os Estágios Supervisionados I, II e III, componentes curriculares do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - PARFOR/CAPES/UEPB. Em função disto, esta pesquisa tem como objetivo refletir aspectos da gestão escolar, da educação infantil e do ensino fundamental, com atenção voltada para as práticas de ensino nos primeiros anos de escolaridade da criança, atentando para a relevância de se inserir a brincadeira no cotidiano das atividades dos pequenos aprendizes, pois se compreende que a inserção do lúdico nas aulas de educação infantil pode contribuir para um ensino mais significativo e prazeroso. Para fundamentar essas reflexões recorreu-se às discussões teóricas de VYGOTSKY (1998), VEIGA (2005), RCNEI (1998), SÔNIA KRAMER (1992) dentre outros. Espera-se que este trabalho desperte o interesse dos sujeitos que compõem a escola, sobretudo o gestor escolar e os professores, para a necessidade de se refletir e fazer uma autoavaliação das ações administrativas e pedagógicas, a fim de que elas aconteçam de forma a atender os anseios de toda a comunidade escolar.
Descrição:
SUASSUNA, J. F. Brincar e aprender na educação infantil
. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.