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O estudo monográfico tem por objetivo analisar a importância da leitura nos anos iniciais da educação básica, tendo como parâmetros o estagio supervisionado realizado numa escola pública Maria de Lourdes de Lima na cidade de Mato Grosso – PB. Assim, a metodologia que embasou o trabalho foi centrada na pesquisa descritiva/qualitativa/ bibliográfica. Utilizando-se como instrumento de coleta de dados, as seguintes fontes: análise documental, as narrativas dos sujeitos envolvidos e a observação/intervenção nos estágios supervisionados. O estudo caracteriza-se também como pesquisa de campo. Daí percebeu-se a necessidade de desenvolver uma proposta que trabalhe a leitura nesse nível de ensino, buscando a aprendizagem da criança. Para que fosse alcançado seu objetivo o estudo buscou uma literatura com base em autores que enfocam a temática em estudo, dentre eles com destaque, Lourenço Filho (2001), Bianchi (2002), Alarcão (1996), Pimenta (1997), Brasil (2007 e 2001), Projeto Politico Pedagógico - Escola Maria de Lourdes de Lima (2011), Almada (2007), Pimenta e Socorro (2010), Lei n° 9394/96 em Brasil (1998), Coelho (2000), Brasil (2001), Lajolo (2002), Bamberger (2000), Freire (1998), Oliveira e Queiroz (2009), Souza (1997), entre outros que tratam da leitura nos anos iniciais do na Educação Básica I. Este estudo foi suporte para reflexão mais atenta sobre a importância de ser professor. Ficando a confirmação que o professor tem um grande papel na formação de leitores, a importância do hábito de leitura precisa a todo tempo ser evidenciada pelo educador em sala de aula, fazendo assim, com que seu aluno desperte para o quão necessário se torna a leitura em seu dia a dia. |
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