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Considerando como atividades lúdicas os jogos, brincadeiras e músicas, fundamentadas por um expressivo referencial teórico, este trabalho monográfico mostra a forma como devem ser aplicadas as atividades lúdicas na Educação Infantil para que a criança se torne sujeito ativo do processo educacional, promovendo o desenvolvimento físico, mental e consequentemente, melhorando o desempenho escolar. Em linhas gerais, a pedagogia moderna reconhece o valor de uma escola prazerosa, onde a motivação e a alegria despertem aprendizagem. O trabalho mostra a necessidade de implantar em todas as instituições uma metodologia fundamentada na atividade lúdica, reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelo professor, no uso de atividades lúdicas em virtude de trabalhar no sistema tradicional, onde o aluno permanece sentado, ouvir as ordens e fazendo as atividades que o professor determina. O trabalho tem por objetivo analisar a concepção dos professores da Educação Infantil acerca da importância do lúdico no desenvolvimento integral da criança. No entanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida com seis professores da Educação Infantil da Escola “José Francisco da Silva” na cidade de Mato Grosso -PB. Os dados foram coletados por meio de um questionário que abordou questões referentes a caracterização dos participantes e questões específicas ao objeto de estudo. Estes questionários foram entregues aos participantes que o responderam e devolveram em seguida conforme o prazo estipulado pela aluna pesquisadora. Fundamentando-se no resultado obtido na valorizando a atividade lúdica na Educação Infantil. A pesquisa permitiu que os educadores refletissem sobre a relação entre a construção do conhecimento e o lúdico, pois demonstra nas suas respostas que o brinquedo é parte integrante da metodologia de ensino. Nesse sentido, as atividades prazerosas tem o poder sobre a criança, facilitando a formação de sua personalidade integral com o progresso de cada uma de suas funções psicológicas, intelectuais e morais. No entanto, ao ingressar na Escola José Francisco da Silva, o pequeno educando sofre um considerável impacto psicoemocional, por se separar do meio familiar que até então, sua vida era regida pelo aconchego do lar, sem regras escolares. |
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