Resumo:
De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), a educação brasileira deve estar estruturada em três etapas: Educação Infantil (creches e pré-escolas), Ensino Fundamental (9 anos) e Ensino Médio (3 anos). E em todas essas etapas o ensino da Ed. Física é obrigatório. Não apenas a LDB mais o ECA (estatuto da criança e do adolescente) também deixa clara essa obrigatoriedade dizendo que a criança e o adolescente tem direito a educação, a cultura, ao esporte e ao lazer. O brincar da escola é de suma importância e se diferencia ao brincar de casa por serem trabalhados com objetivos e não brincar por brincar. A pratica da educação física nas escolas públicas de Mato Grosso - PB, ocorrem principalmente por meio do esporte, as crianças são incentivadas a competição nos jogos chegando até ocorrer campeonatos, dentre os esportes destaca-se o futebol e o handebol feminino e masculino. A fundamentação teórica foi embasada nos seguintes: OLIVEIRA (2010); FARIAS JÚNIOR ET AL. (2012); VEIGA (2002); LIBÂNEO (1986); FERNANDES (2009); BRASIL (1999); ARRUDA (2008); dentro de outros teóricos. A metodologia utilizada foi à qualitativa/descritiva, com participação/observação durante o estágio supervisionado. A discussão desta temática é uma problemática do cotidiano da escola.
Descrição:
ARAÚJO, M. J. S. A prática da educação física no ensino fundamental
. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.