Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem como meta principal e objetivo primordial
abordar a importância do lúdico em sala de aula, pois o ato de trabalhar com jogos e
brincadeiras educativas contribui de forma significativa para o desenvolvimento
intelectual, emocional, social e escolar do aluno. O educador é o verdadeiro
responsável para adaptar novas técnicas de ensino e novas metodologias de ensino
para se trabalhar com os brinquedos de forma prazerosa e satisfatória para
despertar a motivação nos alunos. Portanto, esta é uma pesquisa acadêmica, que
traz características bibliográficas, sendo fundamentada a partir das teorias aqui
apresentadas neste trabalho de conclusão de curso, também abordamos a pesquisa
qualitativa que oferece subsídios para o pesquisador em relação ao lúdico em sala
de aula para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Para
comprovação da importância do lúdico em sala de aula partimos para uma pesquisa
de campo na Escola Municipal Francisca Leite Braga/Belém-PB, que engrandeceu a
construção deste TCC e possibilitou crescimento cognitivo ao pesquisador. Não
podemos esquecer-nos das teorias apresentadas e discutidas ao longo do curso,
que contribuiu significamente para construção de tal trabalho e possibilitou novas
aprendizagens ao pesquisador, mediante contexto ressaltado.
Descrição:
SILVA, V. R. da. As contribuições do lúdico no ambiente da educação infantil: estudo de caso sobre a Escola Municipal Francisca Leite Braga/Belém - PB. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.