Resumo:
O presente trabalho trata sobre reflexões teórico/práticas das experiências pedagógicas desenvolvidas em escolas públicas da cidade Brejo dos Santos – PB, que foram observadas durante os estágios supervisionados, que possibilitou uma discussão ancorada na teoria e prática do docente, bem como a problemática encontrada durante o processo educacional. A discussão ancora-se na necessidade de refletir as práticas pedagógicas, bem como elas vem sendo discutidas e trabalhadas, e tem como objetivo mostrar quais possibilidades de mudanças de acordo com a necessidade do meio escolar. A partir das observações sentiu-se a necessidade de investigar a concepção dos professores do Ensino Fundamental a respeito das dificuldades e possibilidades do ensino de leitura e escrita. Para a análise dos dados aplicou-se um questionário a três professoras das escolas observadas durante o período de Estágio. Como principal embasamento teórico recorreu-se à Cerizara (1992), Canario (2006), Dourado (2000), Ferreiro (1993), Pinto (2000), entre outros. Conclui-se que para o saber/fazer, a relação teórico-prática é de importância fundamental à formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade, com vista a dar possibilidades de refletir sobre a forma de redimensionar a problemática na educação.
Descrição:
SILVA, I. M. da. Reflexões teórico-ráticas articuladas a vida escolar: necessidades e possibilidades. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.