UEPB - Repositório Digital

Práticas de leitura no contexto escolar do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Djaíra Conrado da
dc.date.accessioned 2014-08-29T11:26:26Z
dc.date.available 2014-08-29T11:26:26Z
dc.date.issued 2014-08-29
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4918
dc.description SILVA, D. C. da Práticas de leitura no contexto escolar do ensino fundamental. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A leitura é uma atividade de grande importância para as pessoas, fornecendo-lhes conhecimento, segurança e fundamentos para uma boa formação como cidadão crítico e profissional. A escola, essencialmente o professor, tem grande responsabilidade nesta tarefa, assim como a família e o contexto social. Nossa pesquisa apresenta um trabalho bibliográfico e exploratório de discussão reflexiva sobre as possíveis estratégias teórico/práticas do ensino de leitura para a formação do leitor competente, essencialmente no Ensino Fundamental. Nossa pesquisa foi realizada a partir da observação e intervenção dos Estágios Supervisionados referente ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Os conceitos e reflexões apresentados nesse trabalho foram embasados à luz dos PCN’s (1997) e dos estudos de Solé (1998), Montenegro (2006), Freire (1993), entre outras contribuições. O objetivo principal consiste em apresentar e discutir as práticas de leitura necessárias para a formação do leitor com base nas atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados em Gestão, Educação Infantil e no 4º ano do Ensino fundamental. Dessa forma, apresentam-se aqui algumas possibilidades de estratégias para esse desenvolvimento em sala de aula.Em suma, nota-se que para formar o leitor competente é necessário fazer uso de diversas estratégias a serem trabalhadas antes, durante e após qualquer apresentação de um gênero textual explorando os diferentes níveis de dificuldade, assim também como é necessária uma boa formação do professor para que ele desperte no educando o prazer pela leitura e possa torná-los cidadãos críticos perante os contextos sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá Barreto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Formação de leitoras pt_BR
dc.subject Estratégias de leituras pt_BR
dc.title Práticas de leitura no contexto escolar do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta