UEPB - Repositório Digital

Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Benedita Conrado da
dc.date.accessioned 2014-08-29T11:40:23Z
dc.date.available 2014-08-29T11:40:23Z
dc.date.issued 2014-08-29
dc.identifier.other CDD 372.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4921
dc.description SILVA, B. C. da. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A avaliação da aprendizagem escolar é uma prática que se faz presente em todo o decorrer do trabalho do professor, existindo não para medir conhecimentos, mas para ser útil no processo de reflexão constante do ensino e da aprendizagem na sala de aula, auxiliando o professor nas suas tomadas de decisões o tempo todo, possibilitando mudanças em sua metodologia de ensino e diagnosticando o aprendizado dos alunos nas suas progressões e/ou dificuldades no decorrer do percurso escolar. Nesse sentido, este trabalho mostra a importância da avaliação na prática do professor, partindo de uma pesquisa exploratória e bibliográfica pautada pelas observações construídas ao longo do estágio supervisionado em Gestão, Educação Infantil e Ensino Fundamental e pelos estudos e reflexões de autores como Bloom (1984), Demo (2000), Esteban (2001), Hadji (2001), Hoffmann (2001), Kenski (2003), Libâneo (1994), Luckesi (2002), Moreto (2001), Sant‟anna (1995), entre outros. Da sua formação acadêmica até a prática propriamente dita em sala de aula, faz-se necessário que o professor tenha consciência de que a avaliação não se limita mais a práticas tradicionais em que se avaliava para tão somente aplicar provas e verificar quem sabia ou não sabia os conteúdos trabalhados em sala de aula, mas que a avaliação cumpre um papel muito mais importante, de tomadas de decisões fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, não só do aluno, mas também, na prática do professor e nas melhorias da escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá Barreto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta