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O presente trabalho se configura em um estudo bibliográfico e de campo, e tem por objetivo refletir sobre as dificuldades de leitura nos anos iniciais, considerando que este processo ainda é um dos grandes desafios do professor em sala de aula do ensino fundamental, dada a dificuldade de trabalhar de forma significativa e prazerosa. Do ponto de vista descritivo e quantitativo, esta pesquisa incide sobre a gestão escolar, a educação infantil e o ensino fundamental no âmbito da escola pública, atentando para os modelos de gestão e as práticas de ensino estabelecidas na atualidade, com base nas observações e intervenções que ocorreram durante os estágios supervisionados I, II e II, Componentes Curriculares do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia-PARFOR/CAPES/UEPB. Para discutir sobre essas questões recorremos às reflexões teóricas do RCNEI (1998), PCN (2001), BENJAMIM (1987), FREIRE (2005), VASCONCELOS (2000), MONTOYA (1996), entre outros. O resultado deste trabalho aponta para a necessidade de se rever algumas concepções sobre os sujeitos que estão inseridos na escola e as práticas pedagógicas vigentes. Além disso, mostra que é preciso considerar a importância da leitura nos anos iniciais como base para a construção de diversos saberes. Esperamos que estas discussões despertem o interesse e aponte alguns caminhos para a leitura nos primeiros anos de escolaridade da criança, a fim de que o ensino dessa modalidade não seja um mero instrumento de decodificação, mas de prazer e sentido para o leitor em formação. |
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