UEPB - Repositório Digital

A leitura nos anos iniciais: dificuldades e possíveis caminhos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Alba de Figueredo
dc.date.accessioned 2014-08-29T12:54:17Z
dc.date.available 2014-08-29T12:54:17Z
dc.date.issued 2014-08-29
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4926
dc.description ALMEIDA, A. F. A leitura nos anos iniciais: dificuldades e possíveis caminhos. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho se configura em um estudo bibliográfico e de campo, e tem por objetivo refletir sobre as dificuldades de leitura nos anos iniciais, considerando que este processo ainda é um dos grandes desafios do professor em sala de aula do ensino fundamental, dada a dificuldade de trabalhar de forma significativa e prazerosa. Do ponto de vista descritivo e quantitativo, esta pesquisa incide sobre a gestão escolar, a educação infantil e o ensino fundamental no âmbito da escola pública, atentando para os modelos de gestão e as práticas de ensino estabelecidas na atualidade, com base nas observações e intervenções que ocorreram durante os estágios supervisionados I, II e II, Componentes Curriculares do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia-PARFOR/CAPES/UEPB. Para discutir sobre essas questões recorremos às reflexões teóricas do RCNEI (1998), PCN (2001), BENJAMIM (1987), FREIRE (2005), VASCONCELOS (2000), MONTOYA (1996), entre outros. O resultado deste trabalho aponta para a necessidade de se rever algumas concepções sobre os sujeitos que estão inseridos na escola e as práticas pedagógicas vigentes. Além disso, mostra que é preciso considerar a importância da leitura nos anos iniciais como base para a construção de diversos saberes. Esperamos que estas discussões despertem o interesse e aponte alguns caminhos para a leitura nos primeiros anos de escolaridade da criança, a fim de que o ensino dessa modalidade não seja um mero instrumento de decodificação, mas de prazer e sentido para o leitor em formação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.subject Prática pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A leitura nos anos iniciais: dificuldades e possíveis caminhos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta