UEPB - Repositório Digital

Família e escola: parceiras no processo educacional da criança

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Geralda Alves Figueiredo de
dc.date.accessioned 2014-08-29T13:10:43Z
dc.date.available 2014-08-29T13:10:43Z
dc.date.issued 2014-08-29
dc.identifier.other CDD 371.192
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4928
dc.description SOUSA, G. A. F. de. Família e escola: parceiras no processo educacional da criança. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A educação da criança assume um caráter global no sentido de que atribui a todas as instituições principalmente no que condiz a escola e a família, parcelas essenciais na responsabilidade e de parceria no processo de formação infantil. A grande contradição se dá pelo fato de que no imaginário escolar e familiar, as expectativas sem relação à educação não são cumpridas entre uma e outra, o que gera um diálogo árduo e não raras vezes, mutuamente sem retorno. Mesmo assim tais instituições precisam assumir as responsabilidades que lhes cabe, no sentido de garantir que a aprendizagem aconteça numa educação voltada para o exercício ético da democracia e da cidadania. O presente artigo pretende investigar, junto à teoria, qual é o papel da família e escola no desempenho escolar das crianças. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo buscando fundamentação teórica para a concretização do objetivo almejado. Dentre os teóricos encontra-se PARO (2008); EZPELETA (1992); CARMEM E GLAÚDES (2001); DIAS (2005); LUCK (2009); LIBÂNEO (2001); MALAVAZI (2000); MILANO (1996);VASCONCELOS (2004). Também o trabalho esta fundamentado na legislação da educação como, por exemplo, os PCN’s (2001); CF (1988) entre outras. No alcance dos resultados, constatou-se, entre outros aspectos, que cabe aos profissionais da educação, ou seja, aos professores darem o primeiro passo para que a parceria entre escola e família possa acontecer de forma efetiva. Para isto, deve-se considerar o planejamento das reuniões escolares a fim de que não sejam somente “informativas”, mas interativas e dinâmicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francineide Pereira Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Parceria pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.title Família e escola: parceiras no processo educacional da criança pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta