dc.description.abstract |
O estudo monográfico tem como objetivo compreender as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, partir daí buscar soluções viáveis que possam motivar os alunos a superá-las. Assim o estudo tem seus acentos nas etapas do estágio supervisionado, desenvolvido numa escola pública na cidade de Mato Grosso – PB. Caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e exploratória, na qual além dos fundamentos literários traz enfoques e relatos dos momentos desse estágio, com propósitos de vivenciar as dificuldades de aprendizagem que os alunos da referida escola apresentam. Daí percebeu-se a necessidade de abordar fundamentos que pudessem respaldar na superação dessas dificuldades, tendo estratégia a motivação do aluno em sala de aula, com as concepções dos segmentos que integram o espaço escolar. Para que o objetivo do trabalho fosse alcançado buscou-se literaturas com base em autores que enfocam a temática em pauta, dentre os quais com destaque, Bianchi (2002), Pimenta (1997), Projeto Político Pedagógico – PPP (2010), Pimenta e Socorro (2010), Fonseca (1995), Smith (2001), Santos & Navas (2002), Marchesi (2004), Piletti (2006), Saviani, (2008), Gomes e Terán (2009), entre outros que tratam a problemática das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
pt_BR |