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A escola atual enfrenta hoje uma série de dificuldades para trabalhar os objetivos da leitura em sala de aula, sobretudo nos anos iniciais, fase em que o aluno ainda está em processo inicial de formação leitora. Diante disto, muitos professores se perguntam como desenvolver um ensino que motive para as práticas de leitura desde cedo. A partir dessa inquietação, este trabalho, de caráter bibliográfico e descritivo, tem como objetivo suscitar algumas reflexões envolvendo o ensino fundamental, sobretudo no que diz respeito às práticas de leitura no 2º ano, considerando a importância desse processo para a formação cidadã do indivíduo que dele se apropria. Vale destacar, também, que esta pesquisa incide sobre o modelo de gestão escolar vinculado em escolas públicas, atentando para a necessidade de uma descentralização das ações administrativas e pedagógicas, além disso, discorre sobre a educação infantil e o ensino fundamental, destaca a relevância dessas modalidades de ensino no desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e efetivo do aluno. O aporte teórico utilizado para as discussões deste trabalho reside nos postulados AZEVEDO (2006), LUCK (2006), VYGOTSKY (1991), FERREIRA (1990), LIBÂNEO (2002), entre outros. Espera-se que estas reflexão sejam úteis no sentido de colaborar com as práticas pedagógicas do professor do nível fundamental, sobretudo no que concerne à leitura escolarizada. |
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