UEPB - Repositório Digital

Práticas de leitura no ensino fundamental: um olhar para uma turma de 2º ano de escola pública

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Araci de Lima
dc.date.accessioned 2014-08-29T13:32:12Z
dc.date.available 2014-08-29T13:32:12Z
dc.date.issued 2014-08-29
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4931
dc.description SILVA, M. A. L. Práticas de leitura no ensino fundamental: um olhar para uma turma de 2º ano de escola pública. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A escola atual enfrenta hoje uma série de dificuldades para trabalhar os objetivos da leitura em sala de aula, sobretudo nos anos iniciais, fase em que o aluno ainda está em processo inicial de formação leitora. Diante disto, muitos professores se perguntam como desenvolver um ensino que motive para as práticas de leitura desde cedo. A partir dessa inquietação, este trabalho, de caráter bibliográfico e descritivo, tem como objetivo suscitar algumas reflexões envolvendo o ensino fundamental, sobretudo no que diz respeito às práticas de leitura no 2º ano, considerando a importância desse processo para a formação cidadã do indivíduo que dele se apropria. Vale destacar, também, que esta pesquisa incide sobre o modelo de gestão escolar vinculado em escolas públicas, atentando para a necessidade de uma descentralização das ações administrativas e pedagógicas, além disso, discorre sobre a educação infantil e o ensino fundamental, destaca a relevância dessas modalidades de ensino no desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e efetivo do aluno. O aporte teórico utilizado para as discussões deste trabalho reside nos postulados AZEVEDO (2006), LUCK (2006), VYGOTSKY (1991), FERREIRA (1990), LIBÂNEO (2002), entre outros. Espera-se que estas reflexão sejam úteis no sentido de colaborar com as práticas pedagógicas do professor do nível fundamental, sobretudo no que concerne à leitura escolarizada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Práticas de leituras pt_BR
dc.subject Processo pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Práticas de leitura no ensino fundamental: um olhar para uma turma de 2º ano de escola pública pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta