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Este trabalho de natureza bibliográfica, que se caracteriza também em um estudo de campo dadas as observações, intervenções e análises durante os Estágios Supervisionados I, II e III, tem como objetivo apresentar e discutir questões concernentes à gestão escolar, à educação infantil e ao ensino fundamental, atentando para as concepções e modelos vigentes atualmente em escolas públicas, além disso, visa refletir sobre a importância das brincadeiras no âmbito do ensino nos primeiros anos escolares da criança, considerando que o lúdico pode ser um processo que favorece uma aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, as creches e as pré-escolas têm papel preponderante na etapa inicial da educação formal, devendo o ambiente da educação infantil propiciar momentos prazerosos que viabilizem o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo das crianças. O aporte teórico que embasou essas discussões repousa em reflexões de PIAGET (1973), SILVA (2004), OLIVEIRA (1992), FREIRE (1998), RCNEI (1998) entre outros. Espera-se que este trabalho possa contribuir no sentido de despertar o interesse de pesquisadores e professores, de um modo geral, para as questões que envolvem as tentativas de se pensar e fazer uma educação cada vez melhor para crianças da educação infantil. |
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