Resumo:
Quanto aos procedimentos técnicos este trabalho se caracteriza em uma pesquisa bibliográfica em função da contribuição das teorias no âmbito da gestão escola, da educação infantil e do ensino fundamental, como também em um estudo de campo, dado a realização de observação e intervenção direta nas atividades das escolas que serviram de campo para os estágios supervisionados do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia PARFOR/CAPES/UEPB. O objetivo desse estudo é refletir sobre a relevância da participação democrática dos autores que compõem a escola nos processos da gestão escolar e nas ações pedagógicas no âmbito da leitura e da escrita. As teorias que orientaram essas reflexões têm em MARTINS (2002), BARBOSA (1994), PCN (1997), BUSS (2008), SOARES (1999) e FREIRE (1996) as principais referências. O resultado da pesquisa revela a necessidade de se pensar uma gestão escolar cada vez mais descentralizadora, onde os sujeitos possam participar efetivamente da tomada de decisões. Além disso, aponta, também, que é preciso rever algumas práticas de leitura e escrita ainda vigente na maioria das escolas de ensino fundamental que pouco estimular para a alfabetização na perspectiva do letramento.
Descrição:
SANTOS, P. L. dos. Alfabetizar letrando nas séries iniciais. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.