UEPB - Repositório Digital

A importância da inserção da brincadeira na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Batista de Oliveira
dc.date.accessioned 2014-09-01T12:36:14Z
dc.date.available 2014-09-01T12:36:14Z
dc.date.issued 2014-09-01
dc.identifier.other CDD 370.543
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4940
dc.description SILVA, M. B. O. A importância da inserção da brincadeira na educação infantil. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de natureza bibliográfica se configura também em um estudo de campo e descritivo, e tem por objetivo refletir e compreender como é trabalhado o lúdico na sala de aula, procurando despertar para a necessidade de inserir a magia da brincadeira nos primeiros anos de escolaridade da criança. Para isto, utiliza-se as observações e dados coletados durante os estágios supervisionados em Educação infantil e ensino fundamental na escola Municipal Celso Mariz, situada no município de Catolé do Rocha/ PB. A metodologia de pesquisa utilizada foi realizada através de observação das atividades pedagógicas planejadas e realizadas pelo professor, que possibilitou a constatação inicial de que determinadas práticas com o brincar na Educação Infantil ainda se encontra o caráter pedagógico/educacional e o caráter assistencialista. Lembrando que, muitas vezes prevalece um assistencialismo visível, em virtude da concepção do professor em relação ao processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho incide, ainda, acerca das discussões sobre as concepções da Educação Infantil, perfazendo o contexto da gestão da escola, além de informações sobre o desenvolvimento atual desta. A fundamentação teórica está baseada em autores como: DOURADO (2006), MEDEL (2014), VYGOTSKY (1998), PESTALOZZI (1746-1827), PIAGET (1983), FROEBEL (1782-1852) e MAGDA SOARES (2011). Espera-se, portanto, que estas reflexões sejam úteis no sentido de despertar para a importância da inserção da brincadeira na educação infantil para o desenvolvimento da formação psicológica, intelectual e social da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Brincadeira pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A importância da inserção da brincadeira na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta