dc.contributor.author |
Silva, Jailma Mendes de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-01T13:00:59Z |
|
dc.date.available |
2014-09-01T13:00:59Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 329.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4942 |
|
dc.description |
SILVA, J. M. O. O processo de alfabetização e letramento. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa foi destacar a importância do letramento na formação educacional. Investigar a prática e a alfabetização nas escolas. Tendo em vista que a questão da alfabetização preocupa os estudiosos e professores há muito tempo, pois existem inúmeras formas de ensinar a ler e escrever, muitos métodos são aplicados, mas a grande preocupação paira na necessidade de se ensinar a “ler” de uma forma interessante e investigativa. A pesquisa constituiu-se através de observações e entrevistas realizadas com professoras alfabetizadoras. As professoras entrevistadas mostraram ser conscientes da necessidade de alfabetizar partindo do conhecimento que o aluno traz consigo e de variedades textuais para visualização, para depois transformar esse conhecimento em aprendizagem sistemática. Mas é necessário ressaltar que nem sempre um novo método resolve os problemas da alfabetização. Quando alfabetizado o indivíduo que sabe ler e escrever tem se revelado em condições insuficientes para responder adequadamente as demandas da contemporaneidade. É preciso fazer uso da leitura, da escrita e da interpretação no cotidiano. A cada momento, aumentam as demandas por práticas de leituras e de escrita, fazendo com que os indivíduos necessitem desse aprendizado. Assim, nos apropriamos de algumas reflexões teóricas de Emilia Ferreiro (1999), Kleiman (1989), Vygotsky (1987), Lemle (1989), entre outros. A discussão do letramento surge sempre envolvida no conceito de alfabetização que tem levado a uma inadequada e imprópria síntese dos procedimentos, com prevalência do conceito de alfabetização. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá Barreto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Métodos |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.title |
O processo de alfabetização e letramento |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |