Resumo:
O presente trabalho se constitui em uma pesquisa bibliográfica, bem como em um estudo de campo dadas às apresentações e discussões em torno das observações e intervenções durante os Estágios Supervisionados I, II e III, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia/CAPES/PARFOR, e tem como objetivo refletir acerca dos modelos de gestão escolar, dos processos e procedimentos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, com ênfase para a importância da inserção da música no cotidiano dos primeiros anos de escolaridade da criança. Com embasamento teórico nos apropriamos de reflexões empreendidas pelo RCNEI (1998), Gadotti (2000), Hillal (1985), Rodrigues (1976), entre outros, que conceituam e apontam caminhos para uma gestão democrática, um ensino dinâmico e significativo para a criança. Além disso, destacam a necessidade de inserir o lúdico nas atividades diárias da criança. Espera-se, portanto, que este trabalho possa ampliar cada vez o debate em torno das questões supracitadas, a fim de que se tenham de fato uma gestão escolar descentralizadora e democrática, e um ensino de qualidade no nível fundamental, bem como na educação infantil, pois consideramos uma fase de suma importância para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança.
Descrição:
ARAÚJO, L. V. de. A importância da música na educação infantil. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.