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O presente trabalho, de caráter bibliográfico e descritivo, tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre gestão escolar, educação infantil e ensino fundamental, dando ênfase à importância da inserção da música como ferramenta de motivação nas aulas de língua portuguesa no nível fundamental, sobretudo nos anos iniciais. Estas discussões partiram de algumas inquietações durante os estágios supervisionados I, II e II, nos quais mantivemos um contato com a rotina de algumas escolas pública e privada. As teorias que orientaram esta pesquisa têm o RCNEI (2001), KRAMER (2005), LUCK (2000) e DRUCKER (1992), as principais referências. A síntese produzida neste trabalho é de fato importante para articular e ter uma gestão escolar democrática e uma educação de qualidade para todos, um ensino que vise a formação do indivíduo de forma integral. Para isto faz-se necessário repensar velhos modelos de ensino pouco estimulante e que em nada contribui para uma aprendizagem significativa. A partir disso, defende-se que a música pode colaborar de forma efetiva com as aulas, tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, a fim de que a criança do ensino fundamental possa desenvolver suas habilidades afetivas, cognitivas e sociais. |
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