Resumo:
O presente artigo tem como objetivo discutir o saber histórico para os alunos do ensino
fundamental, mostrando que uma das maiores dificuldades é a não formação dos professores
que estão inseridos nessas salas de aula, uma vez que a grande maioria tem sua formação em
Pedagogia, o artigo tem como campo de pesquisa o Educandário Nossa Senhora de Lourdes
localizado na cidade de Guarabira. O trabalho faz um passeio pela História desse ensino,
disserta sobre as reformas que aconteceram no componente curricular, aponta como pode ser
o ensino de História no ensino fundamental e enfatiza sobre o professor frente a esse ensino.
A metodologia utilizada foi à aplicação de questionários de forma oral aos educadores dessa
instituição, foram feitos também observações diárias nas salas de aula durante as aulas de
História, para este estudo dialogamos com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), por
fim, consideramos que ensinara disciplina de História é uma tarefa que exige dedicação e
disponibilidade.
Descrição:
SILVA, S. de L. e. O "saber histórico na sala de aula" a partir dos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.