dc.contributor.author |
Serafim, Francisca Muniz de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-18T11:26:05Z |
|
dc.date.available |
2014-09-18T11:26:05Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.192 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5112 |
|
dc.description |
SERAFIM, F. M. L. A relação família e escola: a realidade da Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima. . 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho procura analisar a Relação Família e Escola na Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima na cidade de Mato Grosso – PB. O estudo realizado caracterizou-se como uma pesquisa de campo nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, e tem como objetivo geral analisar a forma como os pais e professores compreendem a relação entre família e escola. Em seguida foi escolhido como objetivos específicos: Identificar a compreensão da família sobre a função da escola e registrar como a escola promove atividade para envolver a família. Para coleta de dados, realizamos uma pesquisa de campo de natureza descritiva, tendo sido aplicado questionários com as famílias e professores. Como aparato teórico recorreu-se à Lopes (2002), Libâneo (1991), Freire (1981), Brandão (2001), Connel (1995), Cunha (1995), entre outros. A pesquisa investigou a relação família e escola e os resultados mostram que a escola necessita de uma relação com a família através das suas próprias funções que possibilitem reconstruir valores, conceitos comportamentos desta junto à instituição. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá Barreto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Família-Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
A relação família e escola: a realidade da Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |