Resumo:
Este trabalho aborda a questão do ensino e aprendizagem de ângulos no ensino fundamental
II, numa turma do 7º ano, composta por 30 alunos na Escola Municipal do Ensino
Fundamental e Médio Padre Simão Fileto, localizada na cidade de Cubati-PB. Tem como
objetivo mostrar as contribuições do uso de materiais concretos manipuláveis no ensino e
aprendizagem da matemática, especificamente, para o ensino de ângulos. Para isto foram
elaboradas algumas atividades e aplicadas na turma com a utilização de diferentes materiais
concretos os quais eram: o tangram, o geoplano, régua, esquadros, transferidores, dobraduras
com papel e construções geométricas. Também foi aplicado um questionário a professores
cujo intuito era obter dados e analisar como se encontra o ensino e aprendizagem de ângulos.
E ainda foi feito a análise de dois livros didáticos onde foi possível identificar quais são os
assuntos de ângulos abordados em livros de 7° anos do ensino fundamental. Os resultados
obtidos através das atividades propostas mostram que os alunos apresentaram um melhor
aprendizado, bem como se mostraram interessados e motivados pelas aulas com materiais
concretos.
Descrição:
LIMA, M. A. A. de. O ensino e a aprendizagem de ângulos utilizando materiais concretos: o tangram, o geoplano, dobraduras e construções geométricas. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.