Resumo:
O aumento da população mundial ocorrido nas últimas décadas e a globalização tem
remetido a uma crise ambiental complexa, delimitada pelo mau uso dos recursos
naturais esgotáveis e o consumismo cada vez maior de produtos industrializados,
que através de processos produtivos incorretos, poluem e castigam o meio
ambiente, conduzindo a patamares elevados de desigualdade social e
consequentemente a uma perspectiva de futuro caótico. Atuando sobre essa
situação foi criada a Rotulagem Ambiental, com o intuito de divulgar as práticas de
cuidados para com o meio ambiente. São selos ambientais, sendo o mais divulgado
o selo verde, que têm a finalidade de identificar produtos menos agressivos ao
ambiente em detrimento dos concorrentes e fazer a comunicação entre produtor e
consumidor. Nesse sentido esta pesquisa teve o objetivo de trabalhar a Rotulagem
Ambiental com alunos do ensino médio de uma Escola Estadual do Município de
Puxinanã-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem quantiqualitativa
e que teve como meios de investigação a pesquisa literária e de campo.
Os resultados apontaram entre os alunos, maiores esclarecimento sobre os rótulos
das embalagens plásticas, visto que a maioria destes tem uma grande preocupação
como os resíduos gerados e lançados ao meio ambiente e foram capazes de
identificar os rótulos ambientais nas embalagens. Nesse sentido os alunos passaram
a ter uma melhor compreensão dos diferentes tipos de plásticos, simbologias e
códigos de reciclagem. É importante que as novas gerações saibam reconhecer os
selos ambientais e que estejam inseridos em uma estratégia voltada para a
conservação e preservação do meio ambiente, onde a escola é um lugar ideal para
que esse processo aconteça.
Descrição:
ALBUQUERQUE, A. V. de. Rotulagem ambiental: Contextualização em uma escola estadual do município de Puxinanã - PB. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.