Resumo:
Educação a Distância é considerada uma nova modalidade de ensino na qual professores e alunos não compartilham o mesmo ambiente físico, mas estão interligados por meio da utilização das tecnologias da comunicação. Com forma de explorar essa nova modalidade o Ministério da Educação do Governo Federal, em parceria com empresas estatais, criou a Universidade Aberta do Brasil que visa democratizar o ensino superior para todas as regiões do País. Esse sistema fez parcerias com instituições de ensino sendo uma delas a Universidade Federal da Paraíba que culminou com a criação de vários polos virtuais, sendo um deles o da UFPB de Itaporanga. No presente estudo buscou investigar a opinião do aluno sobre a organização física, humana e curricular do Curso Virtual de Licenciatura em Computação, qual a contribuição que as tecnologias de comunicação oferecem para esse sistema e qual a importância do papel desempenhado pelo professor nessa modalidade de ensino. A pesquisa é de cunho quanti-qualitativa, composta por um questionário com perguntas abertas e fechadas, e os participantes do estudo foram alunos com faixa etária de 18 a 30 anos de idade. Tendo como base a análise dos dados coletados na pesquisa, constatou-se que os alunos estão satisfeitos com a organização de todas as estruturas do Polo e, além disso, eles também consideraram a EAD uma mediadora para novas oportunidades de inserção em cursos superiores.
Descrição:
PEDRO, M. D. Educação à distância: um estudo do Curso de Licenciatura em Computação do Polo Virtual da UFPB de Itaporanga, PB. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.