Resumo:
Dentro de parâmetros tão tradicionais no sistema educacional empregado no nosso País, é mister compreender a importância da Geografia na Aprendizagem. Por muito tempo, seu ensino tem sido traduzido como uma mera apresentação de um álbum de figurinhas da natureza, com destaque para alguns problemas sociais tão presentes no nosso cotidiano: seca, fome, enchentes, analfabetismo etc. Assim sendo, esta pesquisa tem como principal objetivo quebrar a dicotomia das disciplinas consideradas fundamentais ─ Português e Matemática ─, fazendo com que o educador possa refletir sobre sua didática na sala de aula durante a transmissão de assuntos complexos, imprescindíveis à formação das mentes jovens. A experiência pedagógica observou que, com recursos didáticos adequados ─ globo terrestre, mapas, atlas, aula explicativa, filmes, cartazes e leituras diversas sobre tudo o que acontece no mundo onde vivemos ─, é possível haver melhor assimilação do conteúdo, bem como uma participação mais efetiva e prazerosa dos alunos. Os dados coletados demonstram que o professor de Geografia deve utilizar o seu potencial teórico, o domínio das técnicas modernas e o seu comprometimento com os altos objetivos nacionais, para dar uma contribuição positiva à solução dos problemas do meio ambiente. Contudo, vale ressaltar que o ensino da Geografia não tem a finalidade de “formar geógrafos”, mas “abrir a possibilidade de escolhas”.
Descrição:
SANTOS, Maria de Fátima. A importância da geografia na aprendizagem: de acordo com as novas perspectivas de ensino. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.