Resumo:
Na opinião de Moraes (1992), “memorial é um retrato crítico do indivíduo visto por múltiplas facetas através dos tempos, o qual possibilita inferências de suas capacidades”. È com essa citação do autor que escrevo esse memorial, o qual situa minha caminhada epistemológica relativa às experiências formativas acadêmico-profissionais implicadas na constituição da minha identidade profissional como professor-geógrafo Para elaborá-lo, passei dias e horas pesquisando fundamentações teóricas que embasassem o meu trabalho. Nele, é possível encontrar elementos que subsidiam relatos da minha trajetória de vida estudantil, os estágios que realizem ao longo da minha formação, os desafios, bem como as conquistas alcançadas ao longo dos anos. Aqui, nos momento de introspecção e regresso, enfatizei sobre minha prática enquanto professor de escola pública; apontei atividades que deram certo quando se aplica metodologias que agregam teoria e prática; discorri as dificuldades para conquistar meu primeiro emprego; e relatei minha busca incansável por meios que preconizem um ensino/aprendizagem de qualidade para a formação de indivíduos críticos e participativos na sociedade em que vivemos. Relatei, do principio até os dias atuais, como ampliei meus conhecimentos na EaD e enfatizei a importância e a necessidade de superar a visão do senso comum e obter um novo olhar na construção do saber pedagógico da Geografia contemporânea. Trago aqui um olhar reflexivo-crítico, não só do mundo, mas também de mim mesmo. Um olhar que enxerga nas entrelinhas das leituras, dos fatos, dos significados de mundo... Um olhar que se projeta para o futuro e busca se desvencilhar das amarras do tradicionalismo do passado... e, por fim, toda a essência da minha vivência como profissional de sala de aula.
Descrição:
CÂNDIDO, Antônio da Silva. Do sonho à realidade: um caminho entre os desafios. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.